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24

jul, 2017

Como usar os relatórios do Google Analytics para tomar decisões de negócio

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O Google Analytics é uma ferramenta fundamental para melhorar os resultados do seu comércio eletrônico. Com ela, você pode responder perguntas fundamentais para definir estratégias, implementar melhorias e acompanhar os principais indicadores do seu site.

Quais os controles mais importantes do Analytics?

  • Relatórios: localizam-se à esquerda, agrupados por temas (1). Os mais relevantes são Audiência, Aquisição, Comportamento e Conversões.
  • Segmentos: acima, ao centro (2), podem ser selecionados diferentes segmentos de clientes para comparações (por exemplo, visitas por dispositivos móveis x desktop, novos visitantes x visitantes recorrentes etc).
  • Variáveis: abaixo de Segmentos (3), permite selecionar a variável a ser mostrada no gráfico. Logo ao lado, você pode escolher uma segunda variável para comparar (por exemplo, Sessões x Duração média da sessão).
  • Data: no canto superior direito (4), seleciona-se o período a ser analisado.

Relatorios Google Analytics

Quais os relatórios mais importantes no Analytics?

O Analytics é muito poderoso e há risco de você se perder no meio de tanta informação. Por isso, sugerimos que comece por alguns relatórios básicos, mas muito úteis.

Público-alvo > Visão geral

Serve para que você entenda as características das pessoas que visitam seu site.

Relatorios Google Analytics
Use este relatório para responder às seguintes perguntas:

  • Como as visitas ao meu site estão evoluindo?
  • Como está se comportando a taxa de rejeição (pessoas que acessam a loja e saem ser terem visto uma única página)?
  • Quantas páginas em média cada visitante acessa?
  • Avançado: crie um segmento para visitas através de dispositivos móveis e outro para as via desktop e compare os resultados.

Aquisição > Todo o tráfego > Canais

Serve para identificar a origem dos usuários do site e entender como eles se comportam de acordo com cada canal.

Relatorios Google Analytics
Use este relatório para responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os canais de maior tráfego?
  • Há diferenças significativas entre os comportamentos de cada canal? Por exemplo: há algum canal de origem cujas páginas ou duração das sessões são maiores?
  • Quais canais estão gerando as maiores vendas ou o cumprimento de mais metas? Há algum que gere muitas vendas com pouco tráfego ou vice-versa?
  • Avançado: adicione uma dimensão secundária, como Fonte ou Meio, para entender detalhadamente a origem dos visitantes.

Conversões > Metas > Visão geral

Permite que você verifique se as metas configuradas no Google Analytics estão sendo cumpridas.

Relatorios Google Analytics
Use este relatório para responder às seguintes perguntas:

  • Qual a porcentagem de conversão das metas e como isso está evoluindo?
  • Há alguma meta com resultados melhores que outras?
  • Avançado: há algum segmento de clientes que se converte com diferenças significativas? Por exemplo: Tráfego de buscas orgânicas (ou seja, vindas do Google) x Buscas pagas (originadas do Google AdWords) ou Pessoas que fizeram uma busca no site x Pessoas que não realizaram buscas.

Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral

É bastante útil para acompanhar as vendas do seu negócio.

Relatorios Google Analytics
Utilize-o para responder às seguintes perguntas?

  • Qual a porcentagem de usuários que acessa o site e realiza uma compra (ou seja, a taxa de conversão do seu e-commerce)?
  • Qual o valor médio de cada pedido e o preço médio dos produtos?
  • Quais as mercadorias com maior movimento e sua porcentagem representada nas vendas?
  • Avançado: com os relatórios de Análise de Compra você pode entender qual etapa do funil de compra perde a maior quantidade de clientes.

Como incorporar o Analytics na rotina do meu negócio?

A maior vantagem do Google Analytics é torná-lo parte da sua rotina de negócios e usar a análise de dados para tomar decisões, fazendo disso um hábito.

Como isso pode parecer difícil e a quantidade de dados oferecida pelo Analytics confunde um pouco quem está começando a utilizá-lo, proponho o seguinte: durante três meses, foque-se em usar a ferramenta de forma a completar a tabela abaixo (scorecard).

Scorecard Google Analytics
“Var vs MA: Variação do último mês x mês anterior (Jan-16 x Dez-15)”
“Var vs AA: Variação do último mês x mesmo mês do ano anterior (Jan-16 x Jan-15)”

No exemplo anterior houve uma campanha de publicidade muito agressiva durante dezembro de 2015. Veja qual seria a melhor forma de analisar a situação e definir um plano de ação:

  1. Em janeiro foram realizadas 76 transações. Foi uma queda de 47% em relação ao mês anterior, mas representou um crescimento de 46% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
  2. A queda nas vendas foi consequência de uma redução das visitas ao site (-10,9% em comparação com o mês anterior), mas principalmente também de uma queda na porcentagem de conversões (que passou de 1,3% em dezembro a 0,8% em janeiro).
  3. O 1,3% de conversão em dezembro foi um dos mais altos do ano, influenciado pela agressividade das campanhas.
  4. A taxa de rejeição chegou a 51%, valor mais alto em 12 meses, e a quantidade de páginas por sessão diminuiu.

Com essa informação e sua análise, poderíamos montar o seguinte plano de ação:

  1. Monitorar a porcentagem de conversão de fevereiro para ver se está proporcional à média anterior ou se o resultado ruim de janeiro se deve apenas ao impacto das férias.
  2. Refletir sobre o bom resultado das campanhas de dezembro e analisar quais poderiam se repetir durante o ano de forma permanente.
  3. Se a porcentagem de conversão continuar baixa, fazer uma campanha nas redes sociais para aumentar a quantidade de visitas ao site.
  4. Revisar os links da loja virtual para detectar algum problema e criar novos banners para as categorias de produtos a fim de reduzir a taxa de rejeição e aumentar a quantidade de páginas por sessão.

Se quiser baixar a planilha do Excel com o painel de controle (em espanhol), basta clicar aqui.

Resumo

O Google Analytics oferece um mundo de dados para acompanhar e tomar decisões a favor do seu negócio. Dedique-se a fazer uma análise básica primeiro e depois confira os relatórios mais complexos.

Depois de adquirir essa prática, você poderá atingir uma profundidade maior e aproveitar todos os recursos do Analytics. Caso ainda não tenha uma loja virtual, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e usufrua de uma plataforma intuitiva e completa.

Fonte: Blog Nuvem Shop 

Martín Cabrera

Martin é Engenheiro Industrial, empreendedor em série e diretor da O2 – Energia digital, na qual ajuda empreendedores e marketers a implementar estratégias concretas de marketing digital, Facebook e comércio eletrônico.

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